Categorias

Porque preciso da certificação ANBIMA?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Mercado Financeiro é sem dúvidas uma das áreas mais competitivas e que mais remuneram quando se trata de mercado de trabalho. Por isso, é importante saber como se destacar da multidão. Se você deseja estar à frente da grande maioria nesta disputa e ter sucesso, você precisa saber o que é a certificação ANBIMA , pois essa pode ser a chave principal se você busca o ingresso ou a ascensão de sua carreira.

Neste artigo, irei explicar de forma simples quais são as certificações da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) e como elas podem fazer uma grande diferença em sua carreira. Além disso, citarei os motivos principais para você fazer a sua certificação.

O Que é a Certificação ANBIMA?

Se você já atua no Mercado Financeiro provavelmente já ouviu falar ou já foi cobrado para tirar alguma certificação.

Se você presente ingressar ou está  iniciando no mercado deve estar se perguntando: O que são estas certificações?

Certificação ANBIMA é destinada a certificar e autorizar pessoas para atuar no sistema financeiro nacional. Existem diversos tipos de certificações, e através delas, você se torna apto para atuar em áreas mais complexas e mais bem remuneradas dentro do Mercado Financeiro.

Todo o profissional que lidam diretamente com produtos financeiros precisam obrigatoriamente de uma certificação. Isso acontece por força da CMN 3158/2005.

Quais São Os Tipos de Certificação?

De forma bastante resumida, existem três tipos principais de certificações. São elas:

  • CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 10) – Destinada a profissionais que atuam diretamente junto aos investidores, sendo podendo atuar na prospecção ou venda de produtos de investimento;
  • CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 20) – Destinada a profissionais que atuam diretamente junto aos investidores, podendo atuar nas mesmas funções da CPA-10 ou na manutenção da carteira de investimentos dos seus clientes;
  • CEA (Certificação Especialista em Investimentos ANBIMA) – É a certificação mais avançada, permitindo que o profissional possa exercer as atividades descritas acima, além de assessorar gerentes de contas de investidores com o título de Especialista em Investimentos.

Conclusão

Nosso objetivo com este artigo, foi destacar a importância de fazer a sua certificação financeira. Uma vez que ela será de grande importância em sua carreira dentro do Mercado Financeiro.

Entretanto, será necessário esforço e dedicação se você realmente deseja se qualificar para passar nos exames. Por isso, não deixe de acompanhar nossos conteúdos, eles serão seu grande aliado trazendo dicas e informações importantes para você se destacar no exame.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais e deixe seu comentário ou dúvida! 

Seu feedback é extremamente importante para nós.

 Forte abraço e Sucesso!

RELACIONADOS

CPA 10, CPA 20 ou CEA qual devo fazer?

Se já leu algum dos meus artigos você já deve ter se conscientizado que devemos buscar cada vez mais qualificações em um

Como Fazer Sua Certificação ANBIMA

Para obter sua certificação ANBIMA, é necessário realizar um exame para demonstrar sua aptidão em atuar no Mercado Financeiro. Os exames duram