Rafael Mantuan

Rafael Mantuan

CFP®, Palestrante e Planejador Financeiro Pessoal

Categorias

Super Dicas para Estudar online

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A modernidade está ai e precisamos aproveitar da melhor maneira possível. Não é?

Se você sente que não consegue se concentrar e ter um bom aproveitamento nos treinamentos online quero compartilhar 5 Dicas muito importantes de como ter Sucesso estudando a distância.

Vem comigo!

1. Escolha um local e equipamentos adequados para os estudos

O ambiente é um fator muito importante para o estudo online. Além de um bom acesso à internet, é necessário que o local seja tranqüilo — sem distrações e interrupções — e que tenha uma estrutura adequada de iluminação e mobiliário. Dessa forma, você terá um aprendizado mais eficiente.

Por mais evoluído que você se considere, estudos revelam que nosso cérebro consegue focar apenas uma coisa de cada vez. Então se estiver em casa, procure escolher um local reservado e combinar com os familiares para que evitem interrupções durante esse período e de preferência use fone de ouvido.

Se puder, procure um lugar que possa deixar suas anotações já abertas para o outro dia, assim o cérebro já fará a conexão com o estudo assim que chegar.  

2. Faça simulados, resumos e mapas mentais para compreender melhor o conteúdo

Há diferentes técnicas para fixar o conteúdo, fazer os simulados, resumos e os mapas mentais são métodos bastante utilizados pelos estudantes e que também podem te ajudar nessa missão.

Com relação aos simulados apenas um cuidado para não decorar as respostas das questões do simulado e ficar feliz com o resultado, pois no exame as questões são outras e se você não tiver entendido o conceito vai ter dificuldade na aprovação.

3. Crie uma rotina para estudar

Para estudar é fundamental ter disciplina. Do contrário, o aprendizado ficará em segundo plano e poderá ser trocado pelas redes sociais, séries, filmes, jogos, passeios e etc.

É fundamental definir os horários e dias da semana que você irá se dedicar ao aprendizado e procure segui-los à risca.

Algumas pessoas têm facilidade para se concentrar no início do dia, outras preferem o período da noite. Veja qual turno é o mais adequado no seu caso, mas jamais estude na madrugada. O Sono é essencial para a fixação do conhecimento.

Quando você separa sua rotina em bloco de horas verá que será muito mais produtivo e não vão se sentir sufocado pelo estudo, pois saberá que em alguns minutos estará realizando outra atividade  e também é um erro focar 100% nos estudos, isso não faz bem! Precisamos de vida social, lazer e diversão.

4. Desconecte das redes sociais durante os estudos

Eu sei o quanto é difícil se desconectar das com as redes sociais contudo, é imprescindível manter o foco durante os estudos para absorver melhor e mais rápido o conteúdo. Se não prestar a devida atenção vai ter que estudar tudo de novo!

Sendo assim, deixe o celular no silencioso e evite mexer nele durante esse período. Quem é fã de aplicativos pode contar com apps para bloquear as redes sociais no smartphone e no computador durante o tempo de estudo.

 De preferência estude em um computador e deixe o celular bem longe. O computador é bom, pois é o equipamento que você fará seu exame por isso é muito bom já se acostumar ficando em frente a ele, mas se você tiver apenas o celular, tudo bem, apenas tire as notificações e avisos que podem te desconcentrar.

Uma dica importante é colocar para despertar o telefone no tempo que determinar. Por que assim seu cérebro fica tranqüilo sabendo que será avisado para trocar de tarefa. Isto ajuda muito!

5. Participe do Grupo de Whats para tirar suas dúvidas

A interação com seu treinador é extremamente importante para o seu aprendizado. O grupo de whatsapp é a ferramenta que usamos para esclarecer as dúvidas e nós incentivamos a participação de todos para e a troca de conhecimento.

Conclusão

Estudar online é uma ótima maneira de adquirir novos conhecimentos e habilidades, porém, é preciso ter disciplina para isso. Esperamos que os itens listados acima te ajudem nessa missão!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe o texto em suas redes sociais com seus amigos para que eles consigam estudar melhor online! 

RELACIONADOS