Rafael Mantuan

Rafael Mantuan

CFP®, Palestrante e Planejador Financeiro Pessoal

Categorias

Mapa Mental – Como acelerar sua memorização e aprendizado

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Mapa Mental, uma ferramenta poderosa para o seu Sucesso

Como acelerar sua memorização e aprendizado para ser aprovado na CPA10, CPA20, CEA, CFP ou qualquer outra Certificação que deseja?

Se você, assim como eu tem pouco tempo para estudar e precisa melhorar sua capacidade de memorização para se dar super bem nos exames precisa urgente conhecer os Mapas Mentais.

Imagine você olhar uma folha de papel cheia de anotações e se lembrar de conceitos inteiros na hora do seu exame? Imagine lembrar de conhecimentos aprendidos em mais de 2 horas de aula revisando suas anotações em apenas por 5 minutos?

Como isso é possível?

Vem comigo que eu vou te explicar!

O que é Mapa Mental?

O Mapa Mental é ferramenta poderosa para organizar informações em seu cérebro de forma lógica, intuitiva, lúdica e super criativa.

É a maneira de desenvolver um conteúdo amarrando todo seu conhecimento a partir de uma ideia central e assim ir ramificando este conhecimento de maneira extremamente resumida e prática.

Tony Buzan, o criador dos mapas mentais, quando professor universitário, percebeu que o método tradicional de anotações em uma linha era pouco eficiente no processo de aprendizagem dos estudantes.

Assim, ele pensou nesse método com o objetivo de estimular as partes do cérebro. Principalmente as partes voltadas para a memória, criatividade e concentração.

Buzan foi um dos maiores especialistas sobre processos do pensamento, criatividade e inovação da Universidade de Colúmbia

Por que os Mapas Mentais facilitam a Memorização e o Conhecimento?

Compreender o que são os mapas mentais pode garantir uma ferramenta de aprendizado acelerado incrível, que além de ensinar a lidar melhor com os conhecimentos, favorece a memorização e organização pessoal também.

Nosso cérebro trabalha através dos neurônios que vão se conectando para que possamos buscar uma memória.

Em um estudo dirigido pela Universidade de Londres – UK, sobre a eficiência dos mapas mentais nos estudos, concluiu-se que seus benefícios são de 10% a 15% no aumento e retenção da memória.

Pesquisadores acreditam que o nosso cérebro é dividido em dois hemisférios, onde o esquerdo é basicamente responsável pelas atividades racionais e o lado direito está voltado para conhecimentos práticos com funções emocionais.

Quando estudamos nós acionamos o lado esquerdo do cérebro, que é a parte responsável pela lógica. Nesse momento se desenvolve o raciocínio através da concentração sobre o que está sendo estudado.

Porem, o lado direito e mais emocional fica com ciúmes e começa atrapalhar a sua concentração. Ao estudar você começa a pensar em várias coisas aleatórias ligadas a emoção.

O real poder dessa ferramenta é conseguir unir as funções racionais e emocionais  potencializando a concentração e, consequentemente, a absorção e acomodação do conhecimento, nos fazendo ser mais produtivos.

Quando unimos o raciocínio lógico da escrita com desenhos, setas e cores, a parte direita do cérebro também é estimulada e fica feliz!

Tenha o Seu Mapa Mental

Você até pode ver o mapa de um amigo e se inspirar mas é fundamental que você desenvolva o seu. É preciso que você mesmo faça seu próprio mapa mental quando o assunto é a memorização.

O processo de criar o Mapa fará com que você possa se lembrar cosnconceitos e caminhos na hora do exame.

Enquanto você está criando um projeto e retratando suas próprias impressões para o mapa mental, está acessando áreas do cérebro responsáveis por gerar lembranças que serão mais acessíveis no futuro.

O usar os mapas mentais já prontos pode ser útil apenas para a compreensão de assuntos já conhecidos, mas não vai te ajudar no seu processo de memorização.

Como Fazer um Mapa Mental?

Papel e lápis na mão (de preferência uma caixa cheia de lápis de cor). Vem comigo!

 Fazer um mapa mental é uma tarefa muito simples e qualquer pessoa que busca mais produtividade deveria aprender a desenvolver.

As suas vantagens são inúmeras e podem definitivamente transformar a nossa forma de trabalhar e estudar.

Segundo Buzan: “Construir o mapa mental é seguir o fluxo de raciocínio do cérebro sem intervenções. É normal ficar visualmente bagunçado, mas é perfeito para memorizar e estimular o raciocínio sobre assuntos a serem estudados ou revisados.”

Na realidade é sua mente que comanda como fazer um mapa mental. E você apenas organizar as informações.

Abaixo vou elencar os elementos fundamentais para você criar o seu mapa mental de Sucesso

1. Ideia Central – Qual será o Tema que você quer estudar? Escreva o tema ou de preferência faça um desenho dele bem no meio de uma folha em horizontal.

2. Palavra Chave – As palavras-chaves e imagens-chaves serão responsáveis pela ativação da nossa memória, fazendo com que nosso cérebro se assimile e memorize as informações, sintetizando o conteúdo. Evite colocar frases longas nos mapas mentais, pois o objetivo das palavras-chaves e imagens-chaves são ativar nossa memória e não passar informação completa;

3. Ramificações – O cérebro não trabalha em linhas retas ele trabalha de forma radiante e expansiva. Pense no ponteiro de um relógio. Vamos desenvolvendo as palavras chave no sentido horário. Use linhas curvas e não linhas retas para ligar os assuntos. Linhas retas são cansativas e monótonas já as linhas curvas são sedutoras, misteriosas a atraem o cérebro.

4. Imagens – Diz um ditado que uma imagem vale mais que mil palavras! Se puder associar imagens ao seu Mapa ele ficará muito mais eficaz

5. Cores – Desenvolva uma legenda e use uma cor para cada tipo de assunto ou grau de importância. Por exemplo: Preto para informação Padrão, Azul para informação importante, Vermelho para o que for mega importante e verde para anotações. Este é só um exemplo é você quem manda!

Conclusão

O Mapa Mental vai te ajudar a organizar melhor os seus pensamentos e melhorar muito sua capacidade de memorização e consequentemente sua produtividade.

O Instituto Sucesso pensando em você, traz com exclusividade Mapas Mentais direcionados aos Exames da ANBIMA que irão auxiliar nos seus estudos. Um método totalmente eficaz, otimizando seu aprendizado, para que você possa sair na frente e conquistar seu Sucesso.

Bora que Foguete não tem Ré!

RELACIONADOS

CPA 10, CPA 20 ou CEA qual devo fazer?

Se já leu algum dos meus artigos você já deve ter se conscientizado que devemos buscar cada vez mais qualificações em um

Deixe uma resposta