Categorias

CPA 10, CPA 20 ou CEA qual devo fazer?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se já leu algum dos meus artigos você já deve ter se conscientizado que devemos buscar cada vez mais qualificações em um setor tão competitivo quanto o mercado bancário é muito importante. Porém, entre tantas certificações como CPA-10, CPA-20 e CEA, fica difícil se decidir.

Logo, acabam surgindo algumas dúvidas, como:

  • “Quais são as principais certificações exigidas?”
  • “Quais são as diferenças existentes entre elas?”
  • “Qual delas eu devo fazer para alcançar meus objetivos?”

Se você assim como eu já se perguntou algumas dessas coisas, fique tranquilo, este artigo foi escrito pensando em você!

Por isso, continue lendo até o fim para que possamos juntos esclarecer todas as suas dúvidas sobre essas certificações e suas diferenças.

Certificação CPA-10

Se você ainda não trabalha no mercado financeiro e deseja seguir carreira no setor bancário recomendo essa certificação, ela é praticamente obrigatória para o seu currículo, pois apenas profissionais com este “Selo de Qualificação” podem lidar com produtos financeiros.

Certificação Profissional ANBIMA – Série 10 é destinada à profissionais que estão começando a ingressar no mercado. Ela permite que o indivíduo atue na prospecção de cliente, trabalhando com a venda de produtos de investimento.

Sendo assim, o capacitado poderá atuar em agências bancárias e plataformas de atendimento.

Não são exigidos nenhum tipo de formação prévia para se tornar um qualificado.Qualquer pessoa física sendo estudante ou profissional que deseje realizar o exame, estando apto para isto, pode fazer sua certificação.

Certificação CPA-20

Certificação Profissional ANBIMA – Série 20 é mais apropriada para profissionais que já atuam no mercado financeiro e desejam desenvolver sua carreira

Se você ainda não tirou sua CPA-10 e ainda sim, tem certeza de que possui conhecimentos do mercado financeiro mais avançados, pode fazer diretamente sua CPA-20.

Pois, ela também certifica o profissional em atuar em todas as áreas de abrangência do CPA-10.

Nesse sentido, a grande diferença é que além da prospecção de cliente e venda de produtos, o profissional também trabalhará com a manutenção de carteiras de investimento, ou seja, já pode ir direto para a Gerencia de clientes investidores ou de alta renda.

Essas carteiras podem estar situadas em diversos segmentos, como por exemplo:

  • Private Banking;
  • Corporate;
  • Varejo de Alta Renda;
  • Investidores institucionais.

Outra grande vantagem do certificado CPA-20 é que eles podem pedir dispensa da prova para o Programa de Qualificação Operacional -PQO, da B3. Eu já tirei a PQO e te digo que não é brincadeira!

A área de operação do profissional certificado pela CPA-20 também são agências bancárias e plataformas de atendimento ao cliente.

Certificação CEA, Especialista em Investimentos

Enquanto os profissionais CPA-10 e CPA-20 tem áreas de atuação mais limitadas. O Profissional CEA é habilitado como um Especialista em Investimentos podendo, inclusive, prestar consultorias personalizadas de acordo com a Deliberação CVM 783.

Obter este tipo de qualificação, demonstra sua capacidade de trabalhar com funções “mais importantes” do que as outras duas certificações. 

Afinal, ter a certificação CEA exibe a categoria de um dos mais altos níveis no Mercado Financeiro. 

Como um Especialista em Investimentos, sua principal função é assessorar gerentes de contas de investidores. Além disso, caso seja necessário atuar nas áreas de abrangência das CPA-10 e CPA-20, o profissional também está habilitado.

Se você quiser saber mais sobre a atuação de um Especialista em Investimentos e como essa qualificação pode ajudar em sua carreira, recomendo que leia este artigo [Link para o artigo nº 5] que explica tudo sobre o Profissional CEA.

Qual Certificação devo Fazer para Alcançar Meu Objetivo?

Escolher a certificação certa pode parecer uma tarefa complexa, uma vez que existem diversas certificações financeiras. Entretanto, ao entender mais detalhadamente as certificações ANBIMA, a tarefa de escolher sua certificação já se torna muito mais fácil.

Agora gostaria de te dar algumas dicas para você escolher corretamente sua certificação de acordo com algumas questões que você deverá levar em consideração.

Tudo vai depender da sua necessidade atual, cada uma delas servirá como um degrau em sua carreira.

Não é necessário ser certificado CEA para atuar no Mercado Financeiro, você pode começar pela CPA-10 que é mais simples. Foi assim que eu comecei até por que a cada exame você vai construindo conhecimento e experiência. Os temas básicos são semelhantes nos exames e a cada certificação vai aumentando a exigência e o grau de conhecimento e complexidade na interpretação de textos, logo, se começar pela CPA-10 poderá subindo os degraus, aprendendo o conteúdo e desenvolvendo o conhecimento necessário para ser bem sucedido e não apenas uma pessoa que fica prestando concursos até passar e quando sai do exame não se lembra de nada dos temas que estudou, apenas ficou decorando conceitos para ser aprovado.   

Porém, quanto maior for sua certificação, maior será sua relevância como profissional e sua evolução no Mercado Bancário.

Todos os exames exigirão de você muita dedicação e esforço para sua aprovação. Em outras palavras, organização e um bom planejamento farão total diferença na hora de estudar.

Por este motivo, separei uma serie de dicas essenciais para você que deseja se dar muito bem e tirar sua certificação sem dificuldades. Você pode acessar as dicas clicando neste link [Link para artigo nº 6].

Você pode se inscrever para qualquer exame diretamente pelo site da ANBIMA.

Para se preparar e ser um profissional de Sucesso se matricule em um dos nossos treinamentos através destes links.

Conclusão

Agora você já sabe quais são as diferenças entre cada uma das principais certificações ANBIMA.

Minha intenção com este artigo, foi dar a você as informações necessárias para que você escolha sua certificação financeira e se desenvolver ainda mais sua carreira profissional.

No entanto, se ainda restou alguma dúvida sobre este assunto, peço que nos deem um feedback e comentem logo abaixo sua dúvida. Desse modo, podemos produzir novos conteúdos para esclarecer todas as questões.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais e deixe seu comentário ou dúvida! 

Seu feedback é extremamente importante para nós.

 Forte abraço e Sucesso!

RELACIONADOS

Como Fazer Sua Certificação ANBIMA

Para obter sua certificação ANBIMA, é necessário realizar um exame para demonstrar sua aptidão em atuar no Mercado Financeiro. Os exames duram