Rafael Mantuan

Rafael Mantuan

CFP®, Palestrante e Planejador Financeiro Pessoal

Categorias

Como se livrar da Autossabotagem. Veja as 4 Dicas que vão te ajudar a se livrar de uma vez desse vício

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Autossabotagem, será que você pratica isso?

A história começa assim: Estou muito chateado porque muita gente na minha área tem a certificação, só eu ainda não. Estou muito preocupado, pois se eu não passar, posso ser demitido. Acho que não vou conseguir. Acredite, relatos como esse são mais comuns do que você imagina e se você se identificou com algum deles deve estar se perguntando: Então o que eu faço? 

Bem eu quero compartilhar  4 sugestões para você eliminar de vez a Autossabotagem da sua vida e ter muito Sucesso

Quer saber quais são? Vem comigo que eu vou te ajudar!

1° Sugestão: Não tenha medo de falhar.

Duvidar de si mesmo é muito tóxico. Muitas pessoas duvidam da sua própria capacidade. Por que? Há uma série de razões, mas a mais comum é o medo de falhar.
Quando duvidamos de nós mesmos, de alguma forma nos protegemos da possibilidade de falhar.

Por algum motivo, algumas pessoas se autossabotam antes de mesmo de executar qualquer atividade em direção aos seus objetivos em direção ao seus sonhos pelo simples medo de falhar…
Quando você estuda e se prepara para realizar um exame , por si só já diminui drasticamente as chances de fracasso e amenta  muito a possibilidade de obter êxito! Então confie em você e Não tenha medo de falhar

2° Sugestão: Foque naquilo que você tem controle

Isso mesmo! O melhor remédio para  combater o  medo é tomar ações que aumentem nossa possibilidade de êxito! Minhas dicas são: Faça um plano de estudos, peça ajuda a colega, contrate um mentor e faça bastante exercícios. São sugestões práticas para deslanchar nos estudos!

Há certas coisas sobre as quais não temos controle e não adianta ficar reclamando,. Por exemplo, o que podemos fazer se vivemos atualmente uma pandemia? Não adianta ficar reclamando disso, por maiores que sejam os desafios que toda essa situação nos trouxe é o a gente que tem pra hoje. Eu posso mudar o que está em minhas mãos, meu estudo é minha responsabilidade então foque naquilo que você tem controle


3° Sugestão: A vida não é tudo ou nada

Outra razão muito comum para a autossabotagem é encarar a vida como tendo apenas dois resultados: tudo ou nada, vitória ou derrota, ganhar ou perder, crescimento profissional ou fracasso completo.
Pô… as coisas não são assim.
Pare e pense quantas vezes você se equivocou ou cometeu algum erro e depois consertou? Praticamente tudo tem conserto. E, por mais contraditório que possa parecer, muitas vezes aprendemos mais e crescemos com os erros do que com os acertos.
Claro que passar em um exame ou obter êxito em qualquer atividade é muito bom. Mas falhar faz parte. O que diferencia muitas vezes as pessoas é o que fazemos com isso. Minha sugestão: faça uma reflexão para tirar o maior de aprendizado possível e fazer diferente da próxima vez! A vida não é tudo ou nada.


4° Sugestão: Espelhar-se nos outros pode te fazer mais mal do que bem

Por fim, cuidado com as suas referências! Pode parecer contraditório eu dizer isso uma vez que em sessões de coach eu uso muito a técnica da Modelagem que consiste basicamente em seguir os passos de alguém que você considera um sucesso na sua área. Eu considero muito importante analisar o que outras pessoas fizeram e deu certo e isso gera boas reflexões para você fazer algo parecido, podem de acordo com o meu contexto, de acordo com as minhas necessidade.
Todos as pessoas estão em constante crescimento e aprendizado, têm desafios, dificuldades, todos falham. E todos também têm virtudes, pontos fortes e vitórias a comemorar.
Inclusive você!
Então vamos dizer adeus hoje a auto sabotagem!

Conclusão
Reflita: Será que você não está duvidando demais da sua capacidade? Focando talvez em algo que não tem controle? achando que a vida é tudo ou nada e está perdendo muito tempo olhando apenas as virtudes dos outros e se esquecendo das suas próprias qualidades?
Se estiver fazendo isso certamente irá atrapalhar não só nos estudos, como na vida como um todo.
Lembre-se, você é o protagonista do filme da história e este filme está passando agora.
Pense nisso. Forte Abraço e muito Sucesso!

RELACIONADOS

CPA 10, CPA 20 ou CEA qual devo fazer?

Se já leu algum dos meus artigos você já deve ter se conscientizado que devemos buscar cada vez mais qualificações em um

Deixe uma resposta