Rafael Mantuan

Rafael Mantuan

CFP®, Palestrante e Planejador Financeiro Pessoal

Categorias

Como alavancar sua carreira no mercado financeiro? Confira!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Pequenas regras básicas para você alavancar sua carreira no mercado financeiro

Certamente, ter uma carreira de sucesso é uma grande realização pessoal, não é mesmo?

Por isso, meu texto de hoje vai te dar dicas incríveis para você alavancar com êxito sua carreira.

Entretanto, não há nenhuma fórmula mágica para o sucesso como muitos pregam na internet, porém, existem algumas pequenas regras básicas que vão te ajudar a atingir seus objetivos mais rápido.

Assim sendo, se você quiser descobrir quais são essas regras e como aplicá-las para ter sucesso profissional em sua carreira, continue lendo este artigo.

Certificações ANBIMA, Você Sabe O Que São?

Para começar uma carreira no mercado financeiro, certamente você vai precisar de uma certificação, mas você sabe exatamente o que são estas certificações?

As certificações ANBIMA são o primeiro passo para todos aqueles que desejam ter uma carreira de sucesso

Através delas é possível começar a atuar no mercado financeiro. Entretanto, os benefícios de fazer sua certificação vão muito além disso.

Os conhecimentos exigidos pelo exame da ANBIMA são de alto nível. Por isso, ser uma pessoa certificada ANBIMA valoriza tanto o currículo e o valor de mercado de um candidato aumenta muito.

Isso faz com que o candidato alavanque sua carreira de acordo com seu nível de certificação, existem diversas certificações existentes, como por exemplo:

  • Certificação Profissional ANBIMA – Série 10 (CPA-10) – Esta é a primeira certificação ANBIMA, ela é uma obrigatoriedade para começar a trabalhar no mercado financeiro.
  • Certificação Profissional ANBIMA – Série 20 (CPA-20) – Este é o segundo patamar de graduação como um certificado, ele permite que você atua com mais abrangência que a CPA-10.  Dessa maneira, você consegue melhor posicionamento em sua empresa, levando sua carreira para outro nível.
  • Certificação Especialista em Investimentos ANBIMA (CEA) – Esta é uma das qualificações mais altas que um profissional pode atingir no Mercado Financeiro. A partir dela, o profissional pode inclusive prestar consultorias por conta própria.

Se você quiser saber mais detalhes específicos sobre cada uma delas, recomendo que dê uma olhada neste artigo [Link para o artigo].

A Importância da Certificação ANBIMA

Visto que de acordo com a resolução CMN – Conselho Monetário Nacional nº 3158/2005, a certificação ANBIMA é uma condição obrigatória para quem deseja ingressar no mercado financeiro, torna-se óbvio sua importância.

No entanto, não apenas por este motivo.

Levando em consideração o cenário atual de crise econômica, é importante lembrar de outro ponto. Com a alta do desemprego, a qualificação profissional deixou de ser apenas um diferencial competitivo. 

Ou seja, além de ser uma obrigatoriedade legal, ser certificado pode ser a resposta para manter seu emprego.

A Carreira Financeira de Sucesso

Uma vez que você tenha tirado sua certificação, já avançou um grande passo em direção ao sucesso. Mas, tome cuidado, é justamente nesse ponto que as pessoas ficam estagnadas.

Ser certificado é começar com o pé direito no mercado financeiro. Porém, não é a resposta pra tudo e não é apenas um exame que vai te levar ao cargo mais alto de sua área profissional.

Existem outros pontos importantes para levar em consideração.

O desenvolvimento de sua carreira exige muito mais. É importante manter um ótimo serviço prestado ao seu contratante. Seja através do comprometimento, entrega dos resultados e do bom relacionamento com os seus colegas de trabalho, etc…

Este conjunto de fatores unidos formam a fórmula para uma carreira de sucesso.

Pois, existe uma grande diferença em estar preparado para o crescimento profissional e ter o conhecimento para isso. Não adianta ter apenas um dos dois, você precisa trabalhar bem os dois.

Ter apenas o conhecimento te levará a ser o mais qualificado em seu ambiente de trabalho. Entretanto, pode ser que você ainda não esteja preparado profissional para assumir cargos mais altos.

Enquanto, estar preparado para ser promovido e não ser certificado e habilitado para atuar em cargos mais altos também impedirá o seu sucesso.

Nos dois casos acima, sua falta de conciliação entre preparação e conhecimento acaba saindo como um tiro pela culatra.

Conclusão

Somente com dedicação, esforço, objetivo, preparação e constância você irá atingir seus objetivos. Não apenas na hora de conseguir se preparar para a vaga, mas também na hora de assumir novos postos.

Vale ressaltar que hoje mais do que promoção vertical, ou seja, hierárquica, as empresas estão buscando profissionais dispostos a assumir desafios horizontais em outras áreas e departamentos.

Se você seguir estas dicas, estará no caminho certo para alavancar sua carreira não só no mercado financeiro mas em qualquer desfio que desejar. Se acaso você já realiza todo este conjunto de coisas, persista e tenha fé, será só questão de tempo até você atingir seus objetivos na empresa que você está ou em outra, pois certamente seus amigos te verão como uma pessoa diferenciada e sempre lembrarão de você quando pedirem uma indicação.

Infelizmente, nem todas as coisas acontecem no tempo que a gente espera que aconteçam.

Pode ser que este seja o seu caso. Então, tenha paciência e continue praticando as sugestões apresentadas neste artigo em sua vida profissional.

Logo, você irá conquistar suas metas e ambições pessoais.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais e deixe seu comentário ou dúvida! 

Seu feedback é extremamente importante para nós.

 Forte abraço e Sucesso!

RELACIONADOS