Rafael Mantuan

Rafael Mantuan

CFP®, Palestrante e Planejador Financeiro Pessoal

Categorias

Certificação CEA, por que fazer?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você por acaso já se sentiu insatisfeito com sua situação financeira ou com seu cargo atual no setor bancário?  É muito comum que profissionais busquem cada vez se perfeiçoar em sua profissão. Sendo assim, porque não se tornar um Especialista em Investimentos e estar em um dos níveis mais elevados do mercado?

Apesar do grande desejo de muitos em se tornarem um Especialista em sua área de atuação, muitas dúvidas acabam surgindo ao longo do caminho. Neste artigo eu gostaria de esclarecer algumas dúvidas mais freqüentes de meus alunos sobre a certificação CEA, explicando melhor como esta certificação pode ser um grande diferencial na sua carreira e para o seu Sucesso.

Certificação CEA, Especialista em Investimentos: O Que é?

Em primeiro lugar, você precisa entender exatamente o que é uma certificação CEA para compreender as diferenças ela fará em sua carreira. A certificação financeira de Especialista em Investimentos age como um tipo complemento das certificações CPA-10 e CPA-20.

Sua principal diferença é que ela se destina a certificar e qualificar profissionais que assessoram gerente de contas. Enquanto as outras duas certificam e comprovam a qualificação dos profissionais que atuam como gerentes bancários.

A prova técnica para Especialista, cobra conhecimentos de nível avançado sobre o mercado financeiro em geral. Tendo isso em mente, você pode estar se perguntando:

Esta certificação é obrigatória para quem vai desenvolver um trabalho junto a investidores? Uma dúvida muito comum, porém, fique tranqüilo que essa e outras questões responderei logo abaixo.

O Que Faz Um Profissional CEA

Enquanto as certificações CPA-10 e CPA-20 permitem que o profissional trabalhe juntamente com investidores na venda de produtos de investimento, o Profissional CEA tem como responsabilidade promover consultorias de investimento.

Se tornar um Especialista certificado pela ANBIMA dá ao profissional uma autoridade muito maior, podendo também atuar nas funções das outras certificações mas agora como um especialista no assunto. Além disso, o Profissional CEA é o único que tem autorização para assessorar gerentes de contas de aplicadores de pessoas físicas.

Vantagens de Ser Um Especialista em Investimentos, CEA

Você com certeza já sabe a grande vantagem que é ter o “Selo de Qualificação” de um Especialista, não é mesmo? Pois, isso te colocará a milhas de distância de outros concorrentes no mercado bancário. Entretanto, o que você ainda não sabe é que ao se tornar um profissional CEA você passa a ser autorizado pela CVM para atuar como um consultor de valores mobiliários.

Portanto, você poderá prestar serviços de orientação, recomendação e aconselhamento sobre investimentos. O Consultor de Valores Mobiliários tem total liberdade para fazer um atendimento personalizado. Desse modo, ele atua de forma completamente independente levando em consideração as necessidades do seu cliente.

A Deliberação CVM 783 é norma que criada em novembro de 2017 determinou os novos exames que receberam autorização de consultoria. Se quiser saber mais sobre esta norma, você pode ler seu conteúdo completo neste link.

O Que é Preciso Para Se Tornar Um Profissional CEA

Para se tornar um Especialista em Investimentos e dar um salto gigante em sua carreira no mercado bancário, você precisa ser aprovado no Exame da ANBIMA. Logo abaixo estão as informações sobre o exame CEA:

Valor: R$ 662,00 (associados ANBIMA) ou R$ 794,00 (não associados)
Tipo de prova: eletrônica
Duração da prova: 3h30min
Agendamento: O agendamento pode ser durante todo o ano. As provas são mensais, e caem sempre na primeira terça-feira do mês.
Pré-requisito: nenhum
Como é composto o Exame:  70 questões de múltipla escolha, sendo necessário obter um mínimo de 70% de acertos.

Para se inscrever, basta acessar o portal da ANBIMA e agendar seu exame através da aba “Educar – Certificações e cursos”. Se o seu objetivo é se dedicar a se tornar um especialista em investimentos, recomendo que tome muito cuidado com estes 5 erros que devem ser evitados durante a preparação da certificação ANBIMA [Link para artigo].

Conclusão

Ao se tornar um Especialista em Investimentos, você estará expandindo largamente o seu “leque” de oportunidades no Mercado Financeiro. Além disso, aumentará suas chances de promoção, ascensão e sucesso profissional.

RELACIONADOS