Categorias

5 motivos para fazer uma certificação CPA 20

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se você ainda tem dúvidas sobre como desenvolver sua carreira no Mercado Financeiro e está buscando por qualificações realmente relevantes. Então, eu tenho uma grande notícia para te dar! A certificação CPA-20 pode ser a solução deste seu dilema e te proporcionar o Sucesso que você tanto deseja.

Nos dias de hoje, a competição por cargos de trabalho bem-remunerados está cada vez mais alta.

Para sair na frente nessa corrida, você vai precisar dar um jeito de se diferenciar da concorrência.  

Neste sentido, a CPA-20 é muito importante para que você possa se destacar. Uma vez que ela é a evolução da CPA-10 que é uma certificação obrigatória para atuar no Mercado Financeiro.

Entretanto, se você ainda busca motivos para se convencer de que está certificação fará diferença em sua vida profissional eu gostaria de compartilhar hoje 5 motivos para você  não perder mais tempo e fazer logo a sua certificação CPA-20.

O que é a Certificação CPA-20

De forma resumida, a CPA-20 foi criada para destacar os profissionais que estão além da primeira certificação da ANBIMA. Desse modo, ela comprova a competência e habilidade do profissional certificado, com a finalidade de que ele exerça funções “mais importantes” que um CPA-10.

Se você ainda não trabalha no mercado financeiro e deseja ingressar neste tipo de carreira, sugiro que você entenda um pouco mais sobre as certificações ANBIMA, que são certificações obrigatórias para atuar nos setores bancários que lidam com produtos de investimento.

Você pode descobrir tudo que você precisa saber sobre certificações ANBIMA visitando este artigo [Link Para Artigo “Porque preciso da certificação ANBIMA”].

Motivo 1: Vantagem Operacional

Desde de junho de 2015, foi divulgado pelo próprio site da ANBIMA que profissionais CPA-20 podem pedir dispensa da prova para o Programa de Qualificação Operacional, da B3. Além disso, estes também são dispensados da renovação da certificação da bolsa.

Esta dispensa é válida para área de conhecimento “Operações”, exclusiva para assessores.

Eu já operei como Trader em uma grande corretora e posso te garantir que é uma das funções de maior prestigio e aprendizado dentro do mercado financeiro, além de dar uma ótima remuneração e experiência no mercado.

Se você quiser saber mais sobre o material e que a ANBIMA divulgou estes dados, acesse este link.

Motivo 2: Diferenciação no Mercado de Trabalho

Ampliar sua qualificação no setor bancário é diferenciar-se da concorrência. De fato, sabemos que as certificações financeiras promovem uma grande distinção da concorrência.

Ser aprovado na prova da ANBIMA é mais um grande indicador de que você como profissional possui um “selo de qualidade” além dos outros candidatos.

Ir além da obrigatoriedade da sua certificação irá te oferecer não só um grande retorno quanto ao seu desenvolvimento profissional, como também te ajudará a alcançar seus objetivos dentro da sua instituição financeira.

Quando faço entrevista ou quando me pedem indicação, uma das coisas que mais levo em conta é a ATITUDE. Uma pessoa que só faz uma certificação quando é obrigada mostra que é um profissional sem perspectiva e sem visão.

Motivo 3: Oportunidades de Promoção

Não é nenhuma novidade que ser um certificado ANBIMA, é uma obrigatoriedade para atuar no setor bancário. Por isso, ir além de uma certificação primário pode aumentar suas chances de uma possível promoção.

Afinal, entre dois colegas de trabalho que tem desempenho parecidos em relação ao exigido pela empresa, quem você acha que será promovido?

Sem dúvidas, será o profissional mais qualificado.

Em outros textos já falei um pouco sobre minha experiência e como as certificações ajudaram em meu sucesso profissional. Eu sempre busco me antecipar ao mercado. Veja mais no artigo “Como a Certificação Ajudará em Minha Carreira”

Motivo 4: Aumento de Renda

A vantagem de fazer sua certificação CPA-20, não está apenas de ser mais qualificado para conseguir um emprego ou uma promoção. Assim sendo, sua vantagem competitiva não será apenas no nível de conhecimento.

Pois, é algo comprovado que quanto maior seu grau de certificação do profissional, maior sua tendência a ganhar mais do que os menos qualificados. As certificações ajudam muito na hora de negociar um aumento de salário, uma promoção e ainda mais quando se pretende mudar de empresa. Muitos colegas que estudam conosco buscam a certificação para pleitear um aumento salarial e os testemunhos são incríveis de como suas vidas mudam depois de se certificarem.

Motivo 5: Auto-aperfeiçoamento

Ser aprovado nos exames da certificação financeira, não demonstra apenas os conhecimentos que o profissional tem em sua área de atuação. A sua aprovação também faz com que sejam mais reconhecidos sua dedicação para o aprendizado e atualização e sua área.

Sendo assim, você se mantém longe da estagnação profissional, comprovando que está sempre se atualizando quanto ao mercado. É como eu comecei a escrever na dica 2, precisamos de mais pessoas com ATITUDE.

É triste falar disso, mas o mercado bancário tem muitos profissionais de média pra baixa qualificação técnica. Ficam todos a mercê das informações que o sistema do banco trás e não buscam conhecimento, não querem aprimorar suas competências e conseqüentemente colocam a culpa de seus fracassos e frustrações sobre a organização que as tem empregado. Isso é um erro! Aprenda uma coisa o emprego quem dá é a empresa mas a carreira quem faz é VOCÊ!

A Atitude é certamente é um dos grandes diferenciais dos profissionais de sucesso.

Dicas Para Tirar sua Certificação CPA-20

Com o treinamento certo, passar na CPA não será tão difícil quanto parece e o seu Sucesso estará mais perto do que imagina.

O exame é composto por 60 questões, será necessário acertar pelo menos 70% delas para conseguir seu certificado. Ou seja, para fazer sua certificação, você precisará ter ao menos 48 respostas corretas. 

Este é o número mínimo para atingir este objetivo. 

Pode parecer um número razoavelmente grande, mas se você se preparar da forma correta, irá se dar muito bem. Por isso, disponibilizamos este material aqui [Link para artigo “4 Dicas Para Ser Aprovado em Certificações”] com 4 excelentes dicas para te ajudar no exame, além dos nossos treinamento que já tem ajudado centenas de pessoas a serem aprovadas e bem sucedidas em suas carreiras.

Resumindo


Agora que você já sabe o que é a certificação CPA-20 e quais são os principais motivos para fazer a sua. Para ajudar você a memorizar o conteúdo, deixarei abaixo a lista dos motivos em resumo:

  • Motivo 1: Vantagem Operacional – Dispensa da prova para B3 e renovação de certificação da bolsa;
  • Motivo 2: Diferenciação no Mercado de Trabalho – Destaque em relação à concorrência no setor bancário;
  • Motivo 3: Oportunidades de Promoção – Vantagem competitiva na hora de ser promovido.
  • Motivo 4: Aumento da Renda – Grandes chances de ter sua renda elevada;
  • Motivo 5: Auto-aperfeiçoamento – Maior conhecimento e destaque por estar atualizado no mercado bancário.  

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais e deixe seu comentário ou dúvida! 

Seu feedback é extremamente importante para nós.

 Forte abraço e Sucesso!

RELACIONADOS

CPA 10, CPA 20 ou CEA qual devo fazer?

Se já leu algum dos meus artigos você já deve ter se conscientizado que devemos buscar cada vez mais qualificações em um

Como Fazer Sua Certificação ANBIMA

Para obter sua certificação ANBIMA, é necessário realizar um exame para demonstrar sua aptidão em atuar no Mercado Financeiro. Os exames duram